Primeiro "Encontro Preparatório" para a Conferência Mundial Contra o Racismo, realizado em Genebra, em Maio.

 

A Comissão de Preparação para a Conferência Mundial Contra o Racismo - 2001 concluiu suas atividades no dia 5 de Maio.

A Comissão de Preparação da Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância realizou sua primeira sessão no Palais des Nations, com início do dia 1 e témino no dia 5 de Maio.

A sessão se encerrou na noite de sexta-feira com a adoção de decisões concernentes às seguintes questões: esboço das regras de procedimento para a Conferência Mundial; o reconhecimento de organizações não-governamentais (ONGs) não terem status consultivo com o Conselho Econômico e Social; e a participação de representantes de populações indígenas.

Além disso, a Comissão de Preparação decidiu pelo envio de um requerimento a Mary Robinson, a Alta-comissária da Organização das Nações Unidas para Direitos Humanos, que preside a Conferência, no sentido de preparar a minuta de uma declaração e um plano de ação para a Conferência Mundial.

A Comissão também estabeleceu um grupo de trabalho que se reunirá em Genebra, em Janeiro de 2001, para elaborar a minuta da pauta, da declaração e do plano de ação. O grupo de trabalho irá também desenvolver uma minuta provisória da pauta para a segunda sessão da Comissão de Preparação, com encontro agendado para o fim de Maio de 2001. O grupo de trabalho irá também reexaminar a questão do financiamento (extra-orçamentário) para a participação de representantes dos países menos desenvolvidos, durante o processo da Comissão de Preparação, assim como para a Conferência Mundial.

Comparativa de Relações Humanas
SEF -
Fundação Sulista de Educação